- .

triangle
About Us

Galeria de Valores

COLÉGIO POLICIAL MILITAR FELICIANO NUNES PIRES
GALERIA DE VALORES
FLORIANÓPOLIS - 2009

PORTARIA Nº 572 de 10 de junho de 2009.
Regulamenta o Distintivo, o Brasão de Armas e o Estandarte do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires.

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições legais, Fundamentado no Art. 24 e 25 do regulamento de cores heráldicas, brasões de armas, insígnias de comando e estandartes da PMSC, aprovado pelo Decreto nº 28.441, de 14 de fevereiro de 1986, RESOLVE:

Art. 1º Regulamentar o Distintivo do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – CFNP, representado por uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada.

Art. 2º Regulamentar o Brasão de Armas do CFNP, representado por um escudo português cortado em chefe. Sobre o campo de vermelho, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado, no cantão destro do chefe as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão sinestro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal-ouro. O campo ocupado pela faixa e campanha de verde, que representa a esperança, o respeito, a cortesia, tem aplicado no centro, o Distintivo do Colégio, constituído de uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada. Encimando o escudo uma estrela de cinco pontas em metal-ouro debruada de filete estreito de preto, carregada do barrete phrygio, de vermelho, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição CFNP, de branco.

Art. 3º Regulamentar o Estandarte do CFNP, que terá a forma retangular, tipo bandeira universal, com franjas prateadas nas bordas superior, lateral esquerda e inferior. Possui três campos iguais divididos verticalmente, o primeiro de verde; o segundo de branco e o terceiro de vermelho. No centro do campo de branco, o Brasão de Armas do Colégio, representado por um escudo português cortado em chefe. Sobre o campo de vermelho, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado, no cantão destro do chefe as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão sinestro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal-ouro. O campo ocupado pela faixa e campanha de verde, que representa a esperança, o respeito, a cortesia, tem aplicado no centro, uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada.

Encimando o escudo uma estrela de cinco pontas em metal-ouro debruada de filete estreito de preto, carregada do barrete phrygio, de vermelho, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição CFNP, de branco. São complementos do estandarte, um laço militar com as cores heráldicas do colégio - amarelo e branco, as quais representam a virtude e a serenidade, composto de escarapela e duas fitas, com a inscrição CFNP na fita externa, em prata e ambas terminando em franjas prateadas, tudo fixado a uma haste forrada de veludo amarelo, carregada em espiral de veludo branco, com lança e conto niquelados. O talabarte é forrado de veludo amarelo, carregado com quatro divisas de veludo branco - de acordo com o posto do Comandante, tendo uma conteira e placa niquelada.

Art. 4º A confecção do estandarte deverá obedecer às normas previstas no Decreto nº 28.441, de 14 de fevereiro de 1986, que instituiu o regulamento de cores heráldicas, brasões de armas, insígnias de comando e estandartes da PMSC.


ELIÉSIO RODRIGUES
Coronel PM Comandante-Geral

DISTINTIVO DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR


O Distintivo do Colégio Policial Militar – Feliciano Nunes Pires é representado por uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada.

BRASÃO DE ARMAS DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR


O Brasão de Armas do Colégio Policial Militar – Feliciano Nunes Pires é representado por um escudo português cortado em chefe. Sobre o campo de vermelho, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado, no cantão destro do chefe as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão sinestro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal-ouro. O campo ocupado pela faixa e campanha de verde, que representa a esperança, o respeito, a cortesia, tem aplicado no centro, o Distintivo do Colégio, constituído de uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada. Encimando o escudo uma estrela de cinco pontas em metal-ouro debruada de filete estreito de preto, carregada do barrete phrygio, de vermelho, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição CFNP, de branco.

ESTANDARTE DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR


O Estandarte do Colégio Policial Militar – Feliciano Nunes tem a forma retangular, tipo bandeira universal, com franjas prateadas nas bordas superior, lateral esquerda e inferior. Possui três campos iguais divididos verticalmente, o primeiro de verde; o segundo de branco e o terceiro de vermelho. No centro do campo de branco, o Brasão de Armas do Colégio, representado por um escudo português cortado em chefe. Sobre o campo de vermelho, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado, no cantão destro do chefe as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão sinestro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal-ouro.

O campo ocupado pela faixa e campanha de verde, que representa a esperança, o respeito, a cortesia, tem aplicado no centro, uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada. Encimando o escudo uma estrela de cinco pontas em metal-ouro debruada de filete estreito de preto, carregada do barrete phrygio, de vermelho, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição CFNP, de branco.

São complementos do estandarte, um laço militar com as cores heráldicas do colégio - amarelo e branco, as quais representam a virtude e a serenidade, composto de escarapela e duas fitas, com a inscrição CFNP na fita externa, em prata e ambas terminando em franjas prateadas, tudo fixado a uma haste forrada de veludo amarelo, carregada em espiral de veludo branco, com lança e conto niquelados. O talabarte é forrado de veludo amarelo, carregado com quatro divisas de veludo branco - de acordo com o posto do Comandante, tendo uma conteira e placa niquelada.

ESPECIFICAÇÃO DO ESTANDARTE DO CFNP